terça-feira, 19 de maio de 2009

EVANGELISMO INFANTIL

No evangelismo infantil é importante saber que o ensino bíblico deve ser de acordo com a idade, buscando a melhor maneira de evangelizar crianças.

Evangelismo infantil
Será que devemos falar para uma criança que ela é culpada quando faz alguma coisa errada? E que esse erro pode ser um pecado? Alguns afirmam que o ser humano deve saber, desde pequeno, que é um pecador. Outros acham que somente devemos evangelizar crianças quando elas têm mais idade. Quando elas já sabem o que é certo e o que é errado.

Quando evangelizar crianças?
Acreditamos que o evangelismo infantil deve ser praticado desde cedo. Não se esquecendo, porém, que o evangelismo infantil deve estar de acordo com a idade da criança. No começo da vida não é necessário falar de culpa e de pecado quando a criança comete algum erro. O melhor é o ensino bíblico, preparando o coração da criança para honrar a Deus, cantar louvores e orar com ela.

O que Jesus falou sobre as crianças?
Sobre as crianças, Jesus disse:
"...dos tais é o Reino de Deus" (Marcos 10:14) e
"... os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus" (Mateus 18:10).

Jesus Cristo também é Salvador das crianças
Quando estiver em idade mais adiantada a criança vai entender o que é certo e o que é errado. Então poderá entender quando errou e quando desobedeceu a Deus. Nessa idade, ela também poderá compreender que Cristo morreu por ela. E que os seus pecados podem ser perdoados, crendo em Jesus e o aceitando como seu Salvador.

O evangelismo infantil começa em casa
Desde cedo, os pais devem falar de Deus a seus filhos. Contar as histórias da Bíblia, cantar e orar com eles. Assim Deus ordenou à nação de Israel, através de Moisés: “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te” (Deuteronômio 6:6-7).

COMO CONDUZIR UMA CRIANÇA A CRISTO
As crianças precisam conhecer o plano de salvação em Jesus, para receber o perdão dos pecados, alcançar um coração limpo e ter um lugar no Céu.

Quando evangelizar crianças
Na fase inicial da vida não há necessidade de falar de pecado para uma criança. Será melhor encher o seu coraçãozinho da presença de Deus através do ensino da Bíblia, de louvores e de oração. Em idade mais adiantada a criança poderá compreender o que quer dizer desobedecer a Deus. Poderá entender que o pecado nos separa de Deus. E que precisamos crer em Jesus para sermos amigos de Deus, ter nossos pecados perdoados e alcançar um lugar no Céu. Nessa idade, o plano de salvação pode ser apresentado para uma criança. Veja um modelo a seguir.

O plano de salvação para uma criança
  1. Quando fazemos coisas más, entristecemos a Deus, nosso Criador;
  2. Quando não ajudamos as pessoas que precisam de nós, Deus também fica triste;
  3. Aí então, o pecado entra em nossa vida e o nosso coração limpo fica sujo;
  4. O pecado nos faz sofrer muito porque nos separa de Deus;
  5. Mas Deus nos ama muito;
  6. Por isso Ele enviou Jesus, seu Filho, para nos ajudar;
  7. Jesus morreu na cruz em nosso lugar;
  8. Ele fez isso para perdoar todos os nossos pecados;
  9. Quando cremos e aceitamos a Jesus, Ele limpa o nosso coração, e
  10. Com o nosso coração limpo ficamos amigos de Jesus e filhos de Deus.

Ofereça a Salvação em Jesus

Se você estiver seguro de que a criança ouviu e entendeu o plano de salvação, não deixe passar a oportunidade. Peça para a criança aceitar Jesus em seu coração. Se a criança não entender, explique que "aceitar Jesus" quer dizer deixar Jesus entrar no coração. Jesus vai limpar o coração e ficar morando sempre nele.

Ore com a criança

Se a criança disser que aceita a Jesus, conduza-a numa oração, pedindo-lhe para repetir suas palavras. Por exemplo: "Senhor Jesus, neste momento, eu te aceito como meu único e suficiente Salvador, perdoa todos os meus pecados, limpa o meu coração de todas as coisas ruins e fica morando no meu coração por todos os dias da minha vida, amém".